31 março 2011

Obrigada!



Olá!!
Muito obrigada por todos os comentários fofos que todos vocês fazem aqui no blog. Eu amo!!! É um incentivo a mais para continuar escrevendo e compartilhando um pouquinho do que tenha aprendido no dia a dia. 
Assim parece que eu não estou falando sozinha.
Então saibam: EU AMO OS RECADINHOS!!!!!!!
Quando quiserem, deixem um, eu vou amar!!!


Meu pequeno acabou de pedir para eu deitar do ladinho dele para dormir...
Acabou dormindo com a mãozinha no meu rosto. Ah!!!!!!!! Isso é FELICIDADE!!! Pura!!!!!!
Isso, de verdade, não tem preço!!!
Quando eu chego para buscá-lo na escola ou na casa dos meus pais e ele abre AQUELE SORRISO... parece que o coração pára por um instante e a felicidade é plena e genuína!
Obrigada filho, por trazer tanta felicidade às nossas vidas!!!!!!! 
Te amo!!!!!!!

30 março 2011

Bolo Nega Maluca!!


Olha só a mãozinha segurando a vasilha... oummmm!!!! Que fofo!!!!

Liberei só a pontinha do indicador...


Hoje a noite a gente fez um bolo de chocolate! 
Chegamos em casa, dei janta para o pequeno, preparamos a massa e enquanto o bolo assava fomos tomar banho.
Preciso dizer que a ida ao banho foi sob terríveis protestos do meu pequeno, que queria comer bolo de chocolate imediatamente, não importava se cru ou assado, ele queria o bolo!!!! Foi complicado!!
Assim que saiu do banho, quis ver o bolo sendo assado no forno...

Com toda certeza, essa foi a primeira receita de bolo que eu aprendi com a minha mãe.
É um bolo de chocolate, super rápido e fácil de fazer.

O único “problema” de fazer junto com o Ricardo é que ele quer comer a massa crua... rsrsrsrs E tb mexer sozinho!!
Ele sempre diz que quer ajudar e acaba tentando fazer algumas coisas sozinho...

Não me perguntem o motivo do nome do bolo, porque sinceramente não sei explicar, quando a receita me foi apresentada, ele já estava com esse nome...

Ingredientes:
3 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de óleo
2 xícaras de farinha
1 xícara de Nescau
1 xícara de água morna
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes nessa ordem, colocar em forma untada e assar em forno médio por aproximadamente 30 - 35 minutos.

Me lembro de fazer esse bolo com 7 anos de idade e levar para a escola, toda orgulhosa, dizendo pra todo mundo que quisesse ouvir, que eu que tinha feito: sozinha!
Será que é por isso que meu pequeno, as vezes é tão enfático em dizer que quer fazer alguma coisa: Sozinho!!!????
Mera coincidência né? É claro que a gente não herda esse tipo de coisa rsrsrsrsrsrs =(


Olha só como a boca estava cheia!!!! rsrsrs

26 março 2011

Ora bolas...




Quer paixão maior que essa?
Não!!!
Não existe!!!!
Meu pequeno pára de fazer qualquer coisa pra chutar bola.
E não é que ele bom nisso? Acho o máximo a coordenação com que ele chuta a bola, cai no chão de propósito, como se fosse jogador de futebol, dribla e conduz a bola como Maridão.
Vários desconhecidos que vêem o show de bola do meu pequeno (adoramos jogar bola com ele ao ar livre) dizem: Nossa, vai ser jogador de futebol!
Vai ser o atacante do SPFC!
Caramba, que chutão!


Comenta as jogadas...


E depois pausa para foto: Mamãe e boleiro!

25 março 2011

Peixe!


Meu pequeno adora peixe!
Come comida japonesa, igual a um adulto, em quantidade e destreza... rsrsrs
Come lula, polvo, AMA camarão e outras delícias do mar...
Saímos com um casal de amigos para comer uma deliciosa Paella e eles ficaram surpresos como o Ricardo comeu. O Neto até comentou que quando ele era moleque, ele não comeria essas coisas nem amarrado! rsrsrs
Um dos peixes que a gente mais gosta de fazer aqui em casa é o Saint Peter.
Dá pra fazer de várias formas.
A mais simples é com limão, azeite, sal, pimenta do reino, e assar no forno.
Você pode colocar cebolas cortadas pela metade ou em 4 junto com o peixe, fica bem gostoso tb.
Se você quiser que tenha mais sabor dá pra ousar um pouco mais nos temperos... o endro é uma boa pedida, é diferente e tem um sabor gostoso.
É um jeito dos pequenos comerem “verdinhos”. Meu pequeno ainda na é adepto a verduras cruas, mas assim, assado junto, um temperinho junto com o peixe, vai tranquilamente.



Ah! Não exagere na quantidade, se não o sabor fica forte e não tão gostoso. Eu sei por que a primeira vez que comprei esse tempero, fiquei toda empolgada que quis usar meio maço em 6 filés... não ficou péssimo, mas não estava delicioso... rsrsrs
Não é garantia de nada, mas acredito que os hábitos alimentares dos pais influenciam muito a maneira como os pequenos se alimentam! Claro que tem mães que comem de tudo, são super saudáveis, mas os filhos não comem frutas, ou o inverso.... mas quando as crianças nos veem comendo, acho que fica mais fácil confiar e saber que é bom, mais fácil de fazer parte da vida deles.
O Ricardo sempre foi muito observador. E adora ver o que a eu e Maridão fazemos na cozinha!
Desde os primeiros momentos de vida, essa é uma característica dele que me intriga e fascina. Nada escapa de Ricardinho!!!

Seguem algumas dicas de leitura sobre o assunto:

São duas matérias, uma da Revista Crescer e outra da Pais e Filhos. As duas são ótimas!


Nesse prato tinha lula, camarão, cambucu... 

24 março 2011

Bruxa Bruxa, venha a minha festa!







Este é o título de um livro que o Ricardo tem e adora!
Quando fui apresentada ao livro, achei que não seria apropriado para meu pequeno.
As figuras, na minha opinião eram meio horripilantes, um tanto quanto assustadoras... mas veio a dica da minha irmã (que é psicopedagoga) que nessa idade (acho que ele estava com uns 11 meses), eles não tem medo e ficam fascinados pelas misturas de cores e pelas imagens. Aliás aprendi que medo é coisa de adulto, a gente é que acaba ensinando alguns medos para os nossos pequenos, as vezes até inconscientemente...
Comprei o livro e fui fazer a tentativa...
Pra minha total surpresa, meu pequeno A-DO-ROU!
Essa história é de uma menina que vai fazer uma festa de aniversário e nos apresenta seus convidados nada convencionais...
Quando chega na página da Coruja, desde a primeira vez, não sei por que e nem sei se Freud explica, mas o Ricardo sempre dá um beijo nela. Com alguns meses, ele chegava perto da folha com a boquinha aberta e aquela babadinha era o beijo, hoje ele faz até barulho de beijo estalado.



É tão gostoso vê-lo acompanhando as histórias!
Não sei se é porque teve contato desde muito bebê, mas ele não tem medo das figuras/personagens.
Adora cantar “Eu sou o pirata da perna de pau...Do olho de vidro, da cara de Maaaaau” quando chega na página do Pirata. Ah! Ele tb sempre lembra que o Pirata não escovou os dentes e por isso eles estão podres.rsrsrsrs
Acho que a voz que ele mais se diverte quando eu faço é a primeira: a da bruxa.... ele acha engraçado (eu não sou nenhuma bruxa hein?rsrsrs)


Boa leitura!

22 março 2011

70 anos!!!!!!!!!!!!!!







Vocês podem estar estranhando o título do post, mas hoje é um dia especial!
Meu pai completa 70 anos!
E nessa data eu não podia deixar de registrar, o que daqui alguns anos, meu pequeno vai descobrir!
Ele é o avô mais apaixonado que eu conheço.
Meu pequeno é o oitavo neto do meu pai, mas acredito que seja o único que ele pôde aproveitar, agora que não está mais trabalhando e podendo curtir a vida...
A relação do Ricardo com o meu pai é muito linda!
Pra quem conhece sabe que meu pai é extremamente metódico e rígido, mas com o Ricardo a história muda de figura.
Meu pai acha que está no comando da situação, mas na verdade meu pequeno sabe exatamente como dobrá-lo.
Meu pequeno sabe que consegue absolutamente tudo que quiser com o vô Hervé. Se vocês perguntarem, é óbvio que ele vai negar, até para manter a fama, rsrsrs, mas a verdade é que eu nunca vi meu pai sentado no chão brincando com nenhum dos filhos e nem com os outros netos (que diga-se de passagem são bem mais velhos que o Ricardo, só pra vcs terem uma idéia, o mais velho tem 22 anos).
Tanto é verdade que ele consegue as coisas com o avô... que certo dia... ao buscá-lo na casa dos meus pais (eles buscam meu pequeno na escola), ele tinha sido desobediente ou tinha batido em alguém, não me lembro ao certo qual foi a mal criação... fui dar bronca e na mesma hora o Ricardo desviou o olhar para o meu pai, como pedindo um socorro vovô, me livra dessa... sabe?
Meu pequeno ama jogar bola com o avô!!! Outro dia minha mãe me contou que meu pai estava assistindo alguma coisa na TV, o Ricardo foi até a poltrona que ele estava sentado , pegou a mão dele e disse: Vovô, vc precisa jogar bola com o Ricardo!!! Nem preciso dizer que a programação da telinha ficou pra depois né?
Quando meus pais viajam e passamos de carro perto da casa deles, é inevitável a pergunta do pequeno se vai na casa do vovô e da vovó.
Essa pergunta nos surpreendeu a primeira vez que apareceu, afinal a associação com a proximidade da rua onde meus pais moram não deveria ser óbvia para um pequeno tão pequeno...
De uma coisa eu sei: é uma relação linda de se ver e um privilégio gigantesco poder crescer com os avós por perto.
Tive a maravilhosa experiência de crescer com os avós por perto, com exceção do meu avô materno e sei a diferença que essa convivência pode fazer no futuro do Ricardo, no modo de se relacionar com as pessoas, principalmente as mais velhas.
Eles se amam!!!
Pai, parabéns! Te amo!! Nós te amamos!!




20 março 2011

Como conversar sobre tragédias com as crianças

Há algum tempo eu me cadastrei para receber o maling da Revista Crescer e nesse último, o tema é como conversas sobre as tragédias com as crianças.
Segue o link: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI218703-15546,00-COMO%20CONVERSAR%20SOBRE%20TRAGEDIAS%20COM%20AS%20CRIANCAS.html
Eu li a matéria e achei que tem dicas super úteis!
Isso me fez lembrar de um episódio com o meu pequeno no começo do ano, quando as enchentes e desabamentos atingiram a região serrana do RJ.
A Igreja que somos membros (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mas conhecida como Mórmons) se mobilizou, para enviar alimentos, produtos de limpeza e outras coisas para o RJ.
Como eu estava de férias, fui numa quarta-feira de manhã para o Supermercado com meu pequeno para comprar alguns itens para ajudar.
Fazendo as compras, eu expliquei que tinha chovido muito e que a água entrou na casa de muitas pessoas, e que essas pessoas ficaram sem comida, roupa e brinquedos, e por isso a gente ia comprar algumas coisas para essas pessoas.
Ele virou pra mim e disse: Mamãe, compra água de coco!
Então eu disse que não precisava, porque a gente tinha em casa e aí ele retrucou: Não mamãe, pra pessoas que não tem comida!
O Ricardo é muito pequeno para me perguntar com curiosidade o que está acontecendo no Japão e em outros lugares do mundo e talvez eu tenha sido precipitada em ter essa conversa de chuva, agua, pessoas sem comida etc, mas ele me ensinou que mesmo tão pequeno, já é capaz de demonstrar empatia.
Ele gosta tanto de água de coco que quis que "as pessoas que não tem comida" tb usufruíssem daquilo que ele acha gostoso.
Nossos pequenos são esponginhas que absorvem TUDO ao redor, cabe a mim como mãe, deixá-lo exposto ao que a vida pode oferecer de melhor.
As famílias que estão em situação de risco estão sempre nas nossas orações em família.

19 março 2011

20 dias de Blog!



Pessoal, hoje não vou falar de nenhuma experiência da maternidade e sim deste blog!
São apenas 20 dias de vida e já tenho mais 1000 visitas e alguns seguidores queridos.
Muito obrigada aos amigos que me prestigiaram e estão me seguindo: Maridão (não podia deixar de reconhecer meu embaixador da causa, meu professor de blog...etc), Bia, Ro Pavanelo, Mari Mari, tio Wlad, Aninha, Mariah, Gabi Arruda, Sandra Mesquita, Pres. Barreto.
Eu acho isso muito legal! Fico super feliz!!! É por isso que até agora estou me esforçando e conseguindo fazer um post por dia! Pode ser que eu venha a falhar, mas não será intencional...prometo!rsrsrs
Quando pensei em fazer um blog, minha intensão era fazer um registro dessa época da vida do meu pequeno e tb para pretenciosamente fazer contato com outras mães, trocando figurinhas e aprendendo, com meus erros e meus acertos.
Nem passou pela minha cabeça, que em 20 dias de blog eu teria visitas não só do Brasil, meu país, mas tb:

Estados Unidos
Vietnã
Irlanda
Hungria
China
Reino Unido
Argentina
Canadá
I
Japão
Cingapura




Fico super curiosa em saber quem são as pessoas que passam por aqui, o que elas pensam sobre o que eu escrevi, se gostaram o não, se gostariam que eu escrevesse sobre algo específico, enfim, é meio estranho saber que tanta gente lê o que eu escrevo, sem saber que tipo de reflexão elas têm a respeito...
Eu ainda tenho que aprender muito sobre a blogsfera ou blogosfera materna(como preferir), acabei de aprender como faz para seguir outro blog, colocar caixinhas do lado dos meus posts,, essas coisas. Já vi em outros blogs uns selos (acho que assim que são chamados), mas ainda não tenho nenhum, não sei para que servem nem como consegui-los... enfim... muito que aprender!!!

Se alguém se sentiu à vontade para tal, identifique-se, comente, deixe sua fotinho com os seguidores, mande email, sei lá...pensei nessas coisas só para me aproximar de quem passa por aqui! Isso me incentiva a cada dia na hora de decidir o que escrever nos posts.

Muito obrigada, de coração, pelas visitas, comentários e incentivos!!!


18 março 2011

Milagres!!!




Recentemente dois bebês de amigos que gostamos muito, ficaram internados (os corações de mãe da Mariah da Thais com certeza ficaram apertadinhos).
No período das internações oramos e torcemos muito pelas famílias e pelos bebês.
Isso me fez lembrar que na minha gestação, os médicos indicavam em todo ultrassom, uma dilatação acima do normal no rim direito do meu pequeno bebê.
O ultrassom pra mim sempre foi um momento ultra esperado, mágico em que eu me sentia mais próxima do meu pequeno e se deixassem eu ficaria o dia todo lá... só admirando meu Ricardo.
Tinha uma escala de perigo e a cada ultrassom, olha o perigo lá!
Havia uma grande possibilidade de cirurgia após o nascimento.
Bom, posso dizer que ele nasceu bem, foram feitos os exames necessários e como por passe de mágica, o rim estava perfeitamente normal e não precisamos nos preocupar mais com isso... até ele completar 1 mês.
Bastante tempo né? rsrsrs
Claro que não!! Foi um super susto!!!!
Com três semanas de vida, começou a ter febres que não baixavam com a medicação e não sabíamos o que fazer.
Fomos a pediatra, consultamos uma segunda, uma terceira e uma quarta opinião, até que encontramos um médico que internou o Ricardo, com uma suspeita de infecção urinária. Ele refez exames de sangue, ultrassom dos rins, tudo, tudo, tudo.
Ele explicou que nessa fase da vida, um menino com infecção urinária podia representar várias coisas, inclusive algum tipo de má formação, como estreitamento do ureter por exemplo.
Foram alguns dias de tortura para meu coração de mãe inexperiente e de primeira viagem.
Meu pequeno ficou tão incomodado com toda a rotina do hospital que se ele sentisse mais de duas mãos encostarem nele, começava a chorar desesperadamente!
Foram dias horripilantes, cheios de tristeza e incerteza, mas fiquei ao lado dele, grudada ao pequeno o tempo todo!
Não conseguíamos suportar ver o acesso de soro na mãozinha, ainda tão magrinha do nosso pequeno.
No final, nada de má formações nem infecções ficaram comprovadas. E como mágica, tudo desapareceu. Pra mim isso só tem um nome: Milagre!
Sou grata ao Pai Celestial por esse milagre e por tudo que aprendemos com esse episódio.
A primeira médica achou que a febre passaria com mais alguns dias de tylenol.
O segundo médico receitou um remédio injetável que todos os locais se negavam a aplicar por causa do pouco tempo de vida que ele tinha, e depois descobrimos que esse remédio poderia deixar meu pequeno com um percentual significativo de perda auditiva.
O terceiro médico disse que não conseguiria avaliar a situação sem um exame de liquor, tinha que fazer uma punção lombar (foto ilustrativa) o que significava enfiar uma agulha na coluna vertebral do meu pequeno com um mês de vida! 

Eu e maridão não nos sentimos tranqüilos com esta orientação e não permitimos que fosse feito naquele momento. Foi a primeira vez que me vi questionando uma orientação médica, mas sentimos que esse não era o melhor caminho.
Com tudo isso aprendi a confiar mais nas coisas que sinto em relação ao meu pequeno, acredito que, em parte, seja o extinto materno.
A ligação que a mãe tem com o filho é tão profunda e acho que tudo que a gente vivencia com eles, conversas, amamentação, banho, brincadeiras, canções, histórias, tudo, reflete na relação afetiva e de confiança que eles estabelecem com a gente.
Pra quem me conhece, já deve imaginar, que foram dias regados por muuuuuuuuuuuitas lágrimas, mas me fortaleci.
Meu pequeno provou que é forte e superou os dias de hospital!! As vezes ainda acordava meio assustado quando voltamos para casa.
Essa experiência me mostrou que nessas horas temos que decidir por uma pessoinha que depende totalmente da gente; e dependendo do nosso discernimento ou a falta dele, as conseqüências podem ser irreversíveis.
Aprendi que o apoio das pessoas que amamos e dos amigos nessas horas vale mais que ouro!
Aprendi que ter o amor da minha vida ao meu lado nessa hora foi maravilhoso!
Aprendi tb que coração de mãe é MUUUUUUUUITO forte!!!
Não tenho dúvidas que milagres acontecem todos os dias!!!


17 março 2011

Bolo de Cenoura!!!


Nessa linha de sempre experimentar, ter prazer e ainda divertimento... domingo passado íamos na casa de uma super amiga e resolvi fazer um bolo de cenoura para levar.
Afinal, as crianças adoram!
Claro que o Ricardo me ajudou!!!
Essa receita de uma outra amiga é super fácil e o bolo fica uma delícia!!



Bolo de Cenoura da Meire

Ingredientes:
3 ovos
2 cenouras
½ xícara de óleo
1 ½ copo de açúcar
1 ½ copo de farinha de trigo com fermento

Modo de Preparo: 
Bata no liquidificador 1 ovo inteiro, 2 gemas e o óleo. 
Adicione aos poucos as cenouras raladas. 
Reserve as duas claras para o final quando serão batidas em neve.
Adicione aos poucos 1 ½ copo de açúcar no liquidificador.
Despeje o conteúdo do liquidificador aos poucos em uma vasilha com a farinha de trigo com fermento peneirada, misture tudo e adicione por último as claras em neve.
Coloque a massa numa forma previamente untada e deixe assar por aproximadamente 30 minutos.

Calda de Chocolate
Ingredientes:
1 Lata de leite condensado
½ Lata de leite de vaca
3 colheres de cocholate em pó ou 1 xícara de Nescau
2 colheres de sopa de margarina

Modo de preparo:
Misture tudo em fogo brando até ferver, não deixando engrossar muito.



Acredito que para cozinha com crianças, a gente tenha que se preparar, se antecipar e tomar alguns cuidados básicos.
Nessa receita, ralei a cenoura sem o pequeno por perto, quando bati as claras em neve, contei apenas com o olhar observador dele e explique que a temperatura do forno estava quente, e como podia machucar...
Ele amou ver os ingredientes se misturando no liquidificador e o barulhão que ele faz.

O mais legal pra ele foi mexer a massa!
Alias, na parte de misturar a clara em neve, ele só queria mexer sem auxílio, ou seja: deixa o Ricardo sozinho mamãe!
Quando a tia Malu perguntou quem fez o bolo, ele disse, todo orgulhoso: O Ricardo!!!
Na correria, eu só esqueci de tirar um a foto do produto final pronto!! rsrs Nem preciso dizer que não sobrou quase nada pra contar história né? rsrs


Olha só como ele estava compenetrado, segurando a vasilha com todo cuidado...



Se divertindo!


Bom apetite!

16 março 2011

Mercado Municipal de São Paulo

Eu e maridão sempre amamos fazer passeios no Mercado Municipal, ou Mercadão como é mais chamado. No início do casamento, moramos no Cambuci, e praticamente todo sábado, estávamos lá, por causa da proximidade.
Esse meu apreço pelo local teve início desde...sei lá desde quando, mas lembro de ir no Mercadão com a minha mãe desde criança.
E com o nosso pequeno não foi diferente. Apresentamos o Mercadão ao Ricardo, se eu não me engano, quando ele tinha 3 meses...
A primeira vez que apresentamos o pastel de bacalhau, ele amou e achamos que ele era capaz de comer um sozinho...rsrs

                              
                      Vejam como o pequeno está concentrado no recheio do pastel...

Nessa foto, estamos comendo um delicioso pastel de bacalhau do Bar do Mané, que na minha opinião é o melhor no quesito pastel e tb lanche de mortadela.
O Mercadão é uma delícia pela variedade de sensações que você é capaz de experimentar caminhando pelos boxes.
As cores, os aromas, os sabores....
Adoro as bancas de temperos, lá eu sempre aprendo e descubro novas opções pra deixar a vida mais saborosa.
Os confeitos de chocolate com amêndoas, frutas frescas e as secas, castanhas, macadâmias, bacalhaus, vinhos, queijos, peixes, carnes suínas...
Uma das vezes que nós fomos com o Ricardo no Mercadão, fiz questão de colocar suas mãozinhas nos recipientes de lentilhas e outros grãos crus para que ele sentisse as texturas e sensação boa que é, ter a mão totalmente imersa neles. Ele curtiu!!!
É impressionante como nessa fase eles aproveitam as descobertas das sensações por meio do cheiro, paladar, tato...
Fora do mercado, o pequeno queria entrar em todas as lojas que ele via o Homem Aranha ou algum personagem do Toy Story e claro correr atrás das pombas que rodeiam o local... (Eca!)
Tirando essa parte "elegante" do Centro da Cidade, o Ricardo tem gostado desses passeios, afinal, o divertimento vale a pena.
É mais uma forma de experimentar!

15 março 2011

Eu amo...

Eu sempre li livros para o Ricardo. Nem sei dizer com quantos dias ele estava quando ouviu a primeira história...
Uma vez, ainda na licença maternidade, minha mãe ficou me observando e disse que achava engraçado a maneira como eu falava com ele, como se ele fosse uma criança maior e como se ele entendesse tudo.
Ele entendendo tudo ou não sempre conversamos com o Ricardo como se ele entendesse e na maioria das vezes, temos certeza absoluta que ele entende.
Com 2 anos e meio ele até desconversa quando é contrariado e tenta mudar a atenção imediatamente para outro assunto. Parece que eles nascem prontos...
Mas estou escrevendo tudo isso para falar sobre uma dica de leitura para os pequenos:



Meu pequeno adora essa coleção. Comecei comprando o “Eu amo meu pai” para presentear o maridão junto com o presente do Dia dos Pais e não é que o Ricardo amou?
Ele conta praticamente a história inteira:
Meu nome é ... nico
Eu amo meu ... pai
E assim ele vai até o final!
Além desses da fotinho, tem tb o “Eu amo minha avó”, que eu ainda não comprei... e daqui a pouco, provavelmente vai ter “Eu amo minha tia”, “Eu amo meu cachorro”, Eu amo, Eu Amo, Eu amo.....
Ele adora!!!
Tem relação de pai e filho, mãe e filho, ajuda na horta do avô, e caça tesouro aos presentes de aniversário...
Às vezes começa com um e não para em enquanto eu não leio todos..

Eu amo meu pai”
Eu amo minha mãe”
Eu amo fazer aniversário”
Eu amo meu avô”
Eu amo minha avó”

Editora Fundamento
Autora: Anna Walker

Vale a pena!
Boa leitura!!