09 março 2011

Hábitos...


Eu e maridão pensamos em muitas coisas durante a gestação sobre alguns hábitos que a gente achava que o nosso pequeno deveria ter e outros não
A princípio eu não queria que ele usasse chupeta. Li sobre a dificuldade de tira-la, deformação da mordida, influência no posicionamento de toda arcada dentária, respiração com a boca aberta ao dormir e mais mil coisas...
Depois de alguns dias de nascimento e choros estridentes, eu mudei de idéia.rsrsrs
A chupeta NUK já estava em casa, pois foi um presente. Achei que seria minha salvação e lembrei dos inúmeros comentários a favor e contra, mas cedi. Lembrei, única e exclusivamente sobre a parte que me falaram que acalmava o bebê.
Qual não foi a minha surpresa, o Ricardo não pegou a bendita! Eu tentava repetidas vezes, até pressionava um pouquinho, mas na primeira chance, ele soltava; isso quando não cuspia longe!
Tudo bem, ele não chupava chupeta. Aí veio um medo: se ele não chupar chupeta, vai chupar dedo...
Então começaram as explorações com seu pequeno corpinho... E, o que estava mais perto? Óbvio, as mãozinhas cheeeeeeeias de dedinhos!!!
A preferência mudava conforme o dia, de repente o mais saboroso era o dedão, mas em seguida podia ser o indicador; as vezes dois ou três dedos de uma só vez, outras vezes, todos!!rsrs
E eu...desesperada, já pensando nos dentinhos tortos...
Felizmente foram só explorações, ele não adquiriu o hábito.
Se ele tivesse o hábito da chupeta, atualmente eu estaria na luta para estirpar o item da rotina e da vida do meu pequeno, assim como estou ensaiando para tirar a mamadeira.
Em dezembro o pediatra me perguntou como estavam a mamadeira e fralda? Eu prontamente respondi: Em janeiro estarei de férias e pretendo iniciar o desfralde, mas a mamadeira, eu ainda não pensei...
Lembrei de quando eu voltei a trabalhar e quão difícil foi para o Ricardo fazer as mamadas diurnas em mamadeira e não no peito. Nós tentarmos vários bicos de mamadeira, mas no início ele não "queria" sugar em nenhum, mesmo que dentro da mamadeira fosse o meu leite... Nossa casa ficou parecendo uma pequena filial da Alô Bebê de tanto bico e mamadeira que tinha. rsrsrsrs
Maridão perguntava: não é só colocar na boca dele e pronto? rsrsrs Ele achava que era só dar um squeeze na mão do moleque e pronto!!rsrsrsrs
O desfralde já aconteceu, felizmente com sucesso!(assunto para outro post) Mas a mamadeira...confesso que continuo ainda sem pensar nela... acho que pela comodidade, as vezes cansaço... ela continua na rotina do meu pequeno...
Durante o dia, nas refeições e na escola, meu pequeno usa copo sem nenhuma dificuldade, mas antes de dormir, o item mamadeira, ainda está lá...
Vou pensar numa estratégia, mas sempre respeitando o meu tempo. Sempre achei isso importante.
Nenhuma mãe é igual a outra e as crianças tb não são, cada um tem seu tempo, seu amadurecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário