06 março 2011

Alimentação






Como eu já comentei anteriormente, meu pequeno era um bezerro!
Depois de alguns meses de vida, conforme a orientação do pediatra, leitura de artigos de sites e revistas, dicas de mamães mais experientes...comecei a introduzir sucos e frutas.
Eu e maridão, tínhamos muitas dúvidas.
Ele ia gostar dos sucos? Ele ia gostar das frutas? Das papinhas? Enfim...se ia dar trabalho ou não pra comer.
Tentamos o suco de laranja lima e foi um sucesso.
Seguimos com pêra raspadinha e ...ele adorou!!!
E assim foi e está sendo até hoje!
Sempre tivemos a preocupação de manter variedade, cor, sabor, temperos e tudo que o pequeno pudesse explorar os diferentes gostos e diversificar o paladar.
É óbvio que tem dias que ele só quer comer o peixe e não o arroz, cenoura, cogumelos etc., mas no geral, meu pequeno come de tudo.
Hoje, uma amiga me perguntou como eu introduzi as frutas, e eu me lembrei de algumas cenas hilárias.
Na maioria das vezes que eu ia oferecer uma fruta nova para o pequeno, cortava na frente dele, explicando as cores da casca, falando das sementes, a cor da polpa, enfim...de tudo da fruta.
Quando ele já ficava sentado, deixava ele colocar as mãos nas frutas.
Uma vez, coloquei o abacate nas mãos dele e ele fez a maior meleca.
No dia da festa de aniversário de 1 ano, ele já estava trocado, prontinho pra  ser a estrela da festa ele desapareceu em casa, o encontramos, agachado  atrás da porta da cozinha, simplesmente devorando uma suculenta pêra. Precisei trocar a roupa! Rsrsrs  foi a maior correria! Esse é um dos motivos que eu lavo tudo ao chegar do sacolão...
Quando apresentei a melancia, coloquei o pequeno de fralda num EVA enorme e deixei a exploração rolar, maridão registrou um dos momentos.
Bom, é assim, sempre que podemos, apresentamos alimentos diferentes. Dessa forma começamos a conhecer as preferências do Ricardo...
Ele tem seus dias de exigências, mas sou uma mãe muito feliz em dizer que ele gosta de experimentar coisas novas, coloridas e que eu e o maridão dizemos que é uma delícia.
Acredito que uma coisa que faz a diferença, é que tb avisamos quando algo é amargo, azedo, e não é docinho.  Tipo o dia que ele quis lamber o limão que eu estava usando para cozinhar não sei o que...ou que ele quis beber um gole da minha água tonica, claro que veio uma super careta em seguida.
Não sei se ele já consegue entender essas explicações , mas pelo menos sei que ele confia no que eu e o maridão dizemos pra ele.
Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário