20 março 2011

Como conversar sobre tragédias com as crianças

Há algum tempo eu me cadastrei para receber o maling da Revista Crescer e nesse último, o tema é como conversas sobre as tragédias com as crianças.
Segue o link: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI218703-15546,00-COMO%20CONVERSAR%20SOBRE%20TRAGEDIAS%20COM%20AS%20CRIANCAS.html
Eu li a matéria e achei que tem dicas super úteis!
Isso me fez lembrar de um episódio com o meu pequeno no começo do ano, quando as enchentes e desabamentos atingiram a região serrana do RJ.
A Igreja que somos membros (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mas conhecida como Mórmons) se mobilizou, para enviar alimentos, produtos de limpeza e outras coisas para o RJ.
Como eu estava de férias, fui numa quarta-feira de manhã para o Supermercado com meu pequeno para comprar alguns itens para ajudar.
Fazendo as compras, eu expliquei que tinha chovido muito e que a água entrou na casa de muitas pessoas, e que essas pessoas ficaram sem comida, roupa e brinquedos, e por isso a gente ia comprar algumas coisas para essas pessoas.
Ele virou pra mim e disse: Mamãe, compra água de coco!
Então eu disse que não precisava, porque a gente tinha em casa e aí ele retrucou: Não mamãe, pra pessoas que não tem comida!
O Ricardo é muito pequeno para me perguntar com curiosidade o que está acontecendo no Japão e em outros lugares do mundo e talvez eu tenha sido precipitada em ter essa conversa de chuva, agua, pessoas sem comida etc, mas ele me ensinou que mesmo tão pequeno, já é capaz de demonstrar empatia.
Ele gosta tanto de água de coco que quis que "as pessoas que não tem comida" tb usufruíssem daquilo que ele acha gostoso.
Nossos pequenos são esponginhas que absorvem TUDO ao redor, cabe a mim como mãe, deixá-lo exposto ao que a vida pode oferecer de melhor.
As famílias que estão em situação de risco estão sempre nas nossas orações em família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário