02 março 2011

Amamentação




Eu sempre tive muito desejo de amamentar.
Li tudo que caia na minha mão sobre o assunto, mas tinha meus medos e inseguranças...
É claro que a gente tenta preparar os seios o máximo que pode para a amamentação.
Meu médico tinha dado várias dicas, sol, secador, bucha vegetal e nada de hidratante nos bicos. Fiz tudo!
Mas quando os pequenos começam na incrível maratona da sucção, nos damos conta de uma verdade óbvia: os mamilos nunca foram tão manipulados.
Aí vem a dor.
A cada sugada eu sentia como se uma centena de agulhas estivesse perfurando meu bico do seio.
Isso aconteceu no primeiro mês.
No segundo mês foi bem melhor.
E no terceiro mês, acho que  eu já estava calejada...rsrsrs
E posso dizer que AMEI amamentar, mesmo com as dores do início não trocaria essa experiência pela comodidade da mamadeira ou por qualquer outra coisa!
A pediatra, na época (ainda bem que trocamos) disse que ele não estava ganhado muito peso e que achava que eu devia introduzir o leite artificial, o que eu infelizmente fiz por algumas semanas..., mas escutando meus instintos, voltei a oferecer apenas leite materno e ele conseguiu o peso e tudo mais que precisava.
Até os 5 meses então, foi leite materno, praticamente exclusivo (tirando a orientação da pediatra). Depois introduzi os sucos e frutas.
Antes do Ricardo nascer, tinha decidido internamente: Quando ele começar a ter dentes, vou parar de amamentar.
Eu tinha horror daquelas histórias que o bebê mordeu o bico da mãe etc.
Mas os dentes vieram no quarto mês e meu pequeno sempre foi um anjinho, ele não mordia, e  mamava MUITO!!
Então a idéia inicial foi por água abaixo e amamentei até 1 ano e 2 meses. Claro que nessa época eu já  tinha voltado a trabalhar há algum tempo...e um mundo de coisas tinham acontecido, então decidi desmamar... 

2 comentários:

  1. Lindinha, parece que foi ontem né?!

    Dá para imaginar como o nosso pequeno logo ficaria tão "grandinho"? ? ?

    Te amo!

    bjs má

    ResponderExcluir