10 março 2011

O Desfralde! Missão possível?



Em Janeiro tirei 30 dias de férias! E o meu maior objetivo era desfraldar, ou pelo menos iniciar o processo de desfralde do meu pequeno.
Compramos penico, livro e conversamos muito com o Ricardo.
Iniciamos as tentativas no dia 04. Conversamos com mil argumentos, que agora o Ricardo já é um menino grande e que não precisa mais usar fraldas durante o dia. Apresentamos o penico, fofo, uma mini privadinha! Uma graça! Explicamos que a mamãe e o papai faziam xixi na privada grande e que ele tinha essa que era especial, do tamanho dele.
Estávamos na praia, o que facilitou o caminho; nos primeiros dois dias, o xixi foi pra tudo quanto é lado e quando nos demos conta, todas as mini cuecas já estava no varal. rsrsrs
No dia seguinte, depois de mil xixi’s por todos lado, ele acordou dizendo que queria fazer coco.
Achei que era brincadeira, ou que toda aquela prosa de penico, fralda, cueca etc. tinham feito a imaginação do meu pequeno se soltar.
Então ele sentou no penico, eu sentei no chão na frente dele e comecei a contar a história do Ratinho (É assim que ele chama o livro: “O que tem dentro da sua fralda” e fui orientando para fazer força coisa e tal...Ao final da história, quando o Ratinho mostra o coco para os amigos, foi a hora do meu pequeno surpreender. Ele fez um suuuuuper coco.
Eu e maridão, batemos palma, demos parabéns, elogiamos a produção. Fizemos a maior festa!!!


Jogamos a produção enorme na privada grande, demos tchau e foi tudo uma maravilha. Me senti feliz e realizada.
Mas o xixi...bom o xixi já foi outra história...
Como ele ainda estava fazendo xixi indiscriminadamente, no segundo dia achei que estava fazendo tudo errado (Quanta ansiedade dessa mãe NE? Pobre coitado!!). Até chorei (que papelão). Rsrs
A cada escapada, sempre dizia: Escapou? Tudo bem!
Íamos perguntando a cada uma ou duas horas: Quer fazer xixi?
Continuou por mais alguns dias, xixi por todo canto, com exceção de um lugar: dentro do mar. Descobri que meu pequeno se recusa terminantemente a fazer xixi dentro da água. É muito engraçado. Ele sai da água pra fazer o xixi. Que educado!!!
Depois de uns quatro dias, fomos interrompidos por uma virose, dessas da criança ficar prostrada, vomitando, diarréia e tals...então voltamos da praia, passamos no pediatra e retomamos a fralda durante os três dias de virose.
Confesso que achei que isso seria um regresso de proporções catastróficas, mas pra minha surpresa, não foi! Ufa!

Reiniciamos o processo com mais conversa. Depois de uma semana de rotina em casa, com penico e muuuuuuito desinfetante pela casa, ele começou a pedir para usar o penico. Hehehehehe!
Maridão teve um papel importantíssimo! Nos momentos que ele estava por perto, tinha uma tarefa das mais relevantes: sempre levar o pequeno com ele para fazer xixi, afinal ele tinha que ver que os meninos fazem xixi em pé e as meninas, sentadas... (pelo menos nas convenções sociais mais comuns...)
Eu tenho mania de ler tudo que cai na minha mão sobre os assuntos relacionados ao desenvolvimento do meu pequeno e em relação ao desfralde não foi diferente.
Percebi que tinham várias vertentes de orientação e conversando com o pediatra, adotei a retirada da fralda de dia e mantive a fralda durante a noite (até porque se não fosse assim, teríamos que trocar de colchão toda semana ou colocar uma banheira no lugar rsrs). Li que as meninas tem mais facilidade em relação a retirada da fralda noturna, uma vez que a diurna já está consolidada (como sou mãe de menino, não sei se essa teoria é verdadeira... mamães de meninas, podem me contar!). Além de tudo isso, achei que seria radical demais tirar a fralda diurna e noturna ao mesmo tempo.
Tem mães que me perguntam se eu não coloco fralda de dia pra nada. E posso dizer: pra nada.
Na soneca de tarde, confesso que até tive vontade, pois os escapes aconteciam com mais freqüência, mas resisti por causa de uma coisa que o pediatra disse e concordei com ele: Uma vez tirada a fralda diurna, a criança tem que ter certeza que vc confia que ela tem a capacidade de segurar e pedir para fazer as necessidades fisiológicas, caso contrário, vc vai ter uma criança insegura.
Concordei suuuuper com ele e enfrentei os desafios de bancar essa decisão.
Hoje posso dizer que meu pequeno voltou em Fev para as aulas desfraldado!!! Uhuhuhuhu
Não é fácil e muitas vezes constrangedor no início, quando vc está sentada num restaurante e só vê uma poça se formando em baixo da cadeirinha do pequeno..., mas valeu a pena.
Atualmente, se ele tem vontade e estamos no carro, ele pede e consegue segurar até que eu consiga parar em algum lugar! Um homenzinho! Lindo!!!
Acredito que seja coisa de menino, mas ele adora fazer chafariz na arvore, regar plantinhas, afogar formigas, etc. Onde precisamos parar, ele faz sem problemas. Meninos...
Número 1 e número 2 super controlados! É claro que ainda existirão escapes. Normal. Tipo no meio de alguma festa, que a brincadeira está super legal e atenção está totalmente em outra coisa, pode acontecer, mas tudo bem! Sempre ando com uma troca na bolsa. Rsrs

3 comentários:

  1. Paulinha, adorei a ideia do ratinho, amei o post, vou passar para minha amigas que estão passando pela mesma situação rsrsrsrsrs bjss

    ResponderExcluir
  2. Paulinha, adorei a idéia... vc é ótima....
    Parabéns esse gordo está cada dia mais lindo.... Bjs
    Gabi

    ResponderExcluir