04 março 2011

Episiotomia


Uma das definições que eu achei sobre episiotomia diz (essa eu tirei do site Baby Center):  A episiotomia é um corte cirúrgico feito no períneo, a região muscular que fica entre a vagina e o ânus. O corte é feito durante o parto normal, com a ajuda de uma anestesia local (se a mulher já não estiver anestesiada), para facilitar a passagem da cabeça do bebê.

Existem diversas opiniões sobre episiotomia, fazer, não fazer, enfim...
O que aconteceu comigo foi que meu médico falou que era mais tranqüilo e seguro ter o tal corte para facilitar a passagem do bebê, considerando que desde sempre eu queria muito tentar o parto normal. Disse que era mais fácil costurar o corte regular do que um irregular, que poderia acontecer naturalmente na hora da saída do bebê.
Eu não contestei, até porque, achei que seria uma maneira a mais de conseguir fugir da cesárea.
Minhas duas irmãs não tiveram dilatação entre outros motivos, então os partos de seus respectivos rebentos (meus sobrinhos queridos) foram todos cesárea.
Minha mãe teve os 3 primeiros partos naturais e eu, que sou a mais nova nasci de cesárea; era um bebê muito grande, ela tinha 43 anos e tudo contribui para tal.
Na hora do parto, já estava anestesiada quando o médico fez a episio. Eu não senti nada na hora. E depois só fiz força...
Inclusive não senti nada até o dia seguinte. Me sentia tão bem e livre em relação aos meus movimentos que até agachei  no dia que o Ricardo nasceu (claro que levei uma bronca, quase em coro de todos os que estavam no quarto);
O médico tinha falado para maneirar nos esforços, mas ao mesmo tempo para ter uma vida normal. Essa última parte me encorajou a fazer tudo e mais um pouco.
E foi aí que alguns pontos abriram.
O incômodo e as dores duraram bem mais que um mês.
Talvez eu devesse ter lido mais a respeito disso antes do parto.
Então... pra quem vai ter bebê, vai a dica: leia tudo que puder sobre episiotomia se vc quer ter um parto normal/natural e quando o médico fala de um pouco de repouso significa que a gente deve se poupar...não querer ser supermulher e dar conta de tudo.
Há quem diga que a episiotomia é uma violência contra a mulher, mas não sei dizer se concordo com isso. Talvez seja até necessário mesmo em alguns casos.
O ideal é conversar com o seu obstetra antes do parto e tb com a enfermeira obstetriz que normalmente acompanha os partos nas maternidades. 
E vc o que acha sobre episiotomia? Compartilhe sua opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário