13 março 2011

Biscoitos de Mel!!!




Pra mim, mãe é um bicho que precisa ser criativo... pois é uma questão de sobrevivência!
Se vc não tem entretenimento... vai se dar mal...
Dando atenção, entretenimento, estímulos e mais um mundo de coisas, já existem as birras, as faltas de educação e outras coisas mais que nos desagradam um tantão.
Então num domingo a tarde, sem muita coisa interessante para o meu pequeno fazer, depois de esgotar algumas das alternativas já conhecidas por todas as mães, resolvi fazer uma receita de biscoito que a esposa do meu primo me passou (Valeu Carol!).
Fiz a primeira parte e convidei meu pequeno a participar da parte da meleca, da bagunça, da diversão!
Meu pequeno adora ajudar na cozinha e outras tarefas domésticas. Ele é um ótimo ajudante!! Por exemplo, quando pedimos que ele leve alguma roupa para lavar, ele coloca no cesto de roupa suja direitinho.. e assim vai!
Com o biscoito não foi diferente: ele amou ajudar a enfarinhar o balcão da cozinha, abrir a massa (e bater nela um pouquinho Tb, faz parte da diversão).
A parte que ele mais gostou foi escolher o formato que colocaria na massa para dar vida ao biscoito cru. Ele amou a estrela, os pequenos coelhos, mas o preferido foi a forminha em formato de menino.
Ele disse: - Olha mamãe! É igal (igual) ao boneco do Shlek (Shrek). Achei o máximo ele ter feito a associação!!!
Ele colocava a forminha em cima da massa, fazia a pressão e ficava super feliz a cada biscoito formado.
Assamos e depois degustamos!!
Eu que sou chocólatra assumida, achei que poderia ser mais doce... , mas o que importa é que ele adorou!! Quis até levar de lanche na escola...

Segue a receitinha pra quem quiser fazer:
- 100g de manteiga
- 1 xícara (chá) de açúcar mascavo orgânico
- 4 colheres (sopa) de mel orgânico
- 1 ovo caipira orgânico
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral orgânica
- 1 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio

Em uma panela, coloque a manteiga, o açúcar e o mel.
Mexa bem até que a mistura derreta.

Passe essa mistura, já fria, para uma tigela e acrescente a farinha de trigo. Misture. Em seguida acrescente o ovo e o bicarbonato de sódio.

Misture e acrescente mais farinha se necessário até que a massa fique consistente e desgrude da mão. Depois de pronto deixe a massa descansar na geladeira por 2 horas (até aqui eu fiz tudo enquanto o Ricardo estava fazendo mil brincadeiras).

Passadas as 2 horas na geladeira, retire a massa e abra numa espessura de meio dedo em uma superfície limpa e enfarinhada.

Corte no formato que desejar, no caso eu e a Camila utilizamos cortadores de biscoito no formato de corações. Coloque os biscoitinhos em uma forma e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 10 minutos.



E se vc não tiver em casa os ingredientes orgânicos, pode fazer com os convencionais que Tb dá certo. Acho que dá próxima vez vou colocar um pouco mais de mel...
Bom apetite! 




2 comentários:

  1. Q legal que vcs fizeram! A Camila tb levou para escola, ela adora! E dá para congelar tb para guardar e durar +! hehe
    O blog tá 10!
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Obrigadíssima pela receita Carol, fizemos e ele amou!!!! Adorei a dica de congelar, então fizemos mais coelhinhos para a páscoa... foi mais um sucesso!

    ResponderExcluir