07 março 2011

Artes


Sempre adorei tudo que envolvesse arte, estilos de arquitetura gótica, renascentista, art nouveau, etc, tintas, esculturas em mármore, bronze, xilogravuras, enfim, tudo do mundo das artes plásticas.
A primeira vez que prestei vestibular, foi para artes plásticas. Cheguei a ficar em segunda da lista de espera da Unicamp, mas acabou não dando certo e segui outro caminho...
Acho que por causa disso, eu acabo incentivando meu pequeno a ter contato com alguns materiais plásticos/artísticos.
A primeira peripécia dessa mamãe foi uma meleca que aprendi com uma amiga, ela indicou a receita e um livro bárbaro! (Obrigada Gilda!!).
Segue a receitinha e o livro para inspirar as mamães que quiserem testar com seus bebês:

Receita de Meleca
1 litro de água
3 copos de amido de milho
Anelina para colorir
Modo de preparo:
Misture o amido de milho com água fria. Leve ao fogo e mexa até criar a consistência desejada.

Baby Art


Por ser com amido de milho, água e anilina comestível, não tem problema da criança colocar na boca e se melecar inteira.
Nessa tentativa, eu coloquei muita anilina e foi difícil tirar dos dedos dos pés no banho, mas o Ricardo se divertiu a bessa!!
Num sábado meio cinza e chuvoso, eu e maridão fomos ao Centro Cultural com o pequeno para ver uma contação de história e depois a proposta incluía a reprodução do que tinha sido contado num papel craft enorme, aí já viram, o resultado foi a segunda foto desse post, como vcs podem ver foi demais!!!!!!!
Teve uma época, que ele não queria muito se melecar com as tintas, nem pra fazer as atividades da escola, mas isso logo passou.
Quando eu recebi os primeiros trabalhinhos e atividades da escola, percebi que não pareciam muito com o que eu já conhecia do Ricardo. Eu sabia que numa folha de papel A3 em branco ele explorava e se divertia muito mais do que estava exposto ali; então na reunião de pais eu fui perguntar para a professora e constatei o que eu receava: tinha muita intervenção adulta nos trabalhinhos.
Então fui sincera e pedi que ela o deixasse mais livre para explorar e experimentar e também que eu não tinha problemas com uniforme sujo. (Penso sempre que o uniforme sujo é sinônimo de diversão!)
Conclusão: no semestre seguinte, os trabalhinhos e atividades tinham muito mais a cara do Ricardo.
É claro que na escola, tem outras crianças para dividir a atenção das profissionais que acompanham o desenvolvimento dos pequenos, diferente quando a gente está permitindo essas oportunidades com os nossos pequenos; minha atenção é só dele.
Então mãos a obra e muito guache, cola plástica e meleca, são ótimas dicas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário