06 maio 2011

Os dez hábitos das mães felizes! Parte 2









Como falei no post anterior, aqui estão as minhas reflexões dos outros itens...

5 - Criar uma relação saudável com o dinheiro
Aprendi com meus pais que o dinheiro não é o principal na vida, mas com ele devemos ter alguns cuidados.
É bom colocar um pouco de dinheiro na nossa frente e deixar bem claro quem é o dono de quem...
E tb saber distinguir desejos x necessidades.
Nem sempre o que queremos, precisamos, então é bom pensar antes.
É claro que muitas vezes não resistimos ao impulso de comprar roupas, brinquedos e acessórios para os nossos pequenos (ou para nós mesmas), mas é bom fazer isso dentro do orçamento.
Quando eu estava grávida, não via como o orçamento podia crescer ou se multiplicar para acoplar os gastos que a nova vida que eu estava gerando traria, mas tem dado tudo certo!
O mais importante pra mim é saber que não nos falta o essencial!!

6 - Arrumar tempo para a solidão
Isso eu ainda tenho que melhorar MUUUUUITO!!!
Ainda hoje, sinto culpa quando estou na manicure ou na depilação... pode?
Coisa de mãe encanada né? Maridão sempre diz isso...
Quem tiver sugestões... estou aberta a recebê-las!
Eu já tenho melhorado em vários outros aspectos, mas esse, ainda é um desafio!
Pode ser um dia que eu estou super bem resolvida, mas na hora de ficar longe ou um pouco sozinha... bate saudades, as vezes até culpa...

7 - Dar e receber amor de forma saudável
Desde que o pequeno nasceu, eu e Maridão temos aprendido demais! Nós adoramos conversar! Sobre absolutamente TUDO! Claro que nosso assunto preferido é o Ricardo!
No começo nos pegamos com saudades de conversar mais.
Esse foi só o início do aprendizado que se estenderia para o tempo a sós, o carinho, a tolerância (nem sempre tão tolerante, nem tão paciente)...
Quando o pequeno dorme (e nenhum de nós capotou com ele na cama), reservamos um tempinho para conversar e para nós dois!
Os momentos de intimidade quase nunca ocorre quando queremos, as vezes requer algum planejamento..., mas ainda conseguimos conservar nosso companheirismo e romantismo. 
É difícil, não tem mais tantas surpresas como antes, mas a gente tenta e não perde o rebolado, né amor?


8 - Encontrar formas simples de viver
Dar conta de tudo? Impossível!
Ainda me chicoteio vááááárias vezes, mas tem coisas que eu consigo desencanar..., não deu para lavar a louça? Paciência...
Acho que tem um ditado pra isso, não me lembro as palavras certas, mas o sentido é mais ou menos assim: O que o sabão lava e o dinheiro compra não é a prioridade...
E é mais do que verdade!! A roupa manchou?? Tudo bem!!! Quer dizer que meu pequeno brincou, aproveitou, viveu!!
Quando meu pequeno observa formigas, descreve situações e faz comentários inusitados, é simplesmente MARAVILHOSO!!!
Não precisamos de um passeio extravagante ou gastos excessivos para sermos felizes.
Um bom passeio e momentos em família valem mais que qualquer coisa.
Nesses momentos só consigo sentir alegria de viver!! Percebo que a felicidade está nessa simplicidade!!!!!


9 - Deixar o medo de lado
Se a felicidade dessa mãe que vos escreve dependesse exclusivamente desse item... eu estava lascada!
Ainda fico muito em cima do meu pequeno...
Maridão sempre diz: "a gente tá criando um moleque. Deixa ele cair, levantar."
Bom... estou avançando, mas ainda não consigo ficar numa festinha de aniversário conversando com outras mães sem ficar de olho no meu pequeno (até porque, na minha opinião isso é desleixo), mas sei que tenho que melhorar nisso. Vai ser bom pra todo mundo!!


10 - Esperança é uma decisão. Decida!
Isso eu tenho de sobra!!!
Sei que muitas coisas não vão mudar, mas ainda acredito que se eu posso melhorar alguma coisa no mundo, essa coisa sou eu.
E como mãe... sei que tenho uma poderosa influência (assim como todas as mães tem) sobre o meu pequeno, então tento fazer sempre o meu melhor.
Penso que isso pode ajudá-lo a ter um futuro melhor e melhorar o mundo ao nosso redor!


Vou parando por aqui... com meus pensamentos, minhas certezas e inseguranças... e com um beijinho fofo do Ricardo no cachorro azul da fotinho aí em baixo! rsrsrs



Mãe feliz = Filho feliz!

2 comentários:

  1. Paulinha, como eu trabalho em casa, e a Bibi ainda fica comigo o dia TODO, momentos "meus" são beeem difíceis, acho que por isso não me culpo quando saio sozinha. Fica aquela pontinha de preocupação, se eles comeram, dormiram, se continua td bem, mas eu volto antes disso realmente me incomodar! Meu problema é arrumar o tal tempo!!! Adorei suas observações!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ruth, esse é um ponto a melhorar, mas sexta passada fomos ao cinema!!! Foi uma noite do casal ótima!! Beijos!

    ResponderExcluir