19 abril 2011

TV



Esses dias eu estava pensando sobre o tempo que meu pequeno fica na frente da TV.
Quando o Ricardo tinha poucos meses eu não o deixava na frente da TV, achava que não era um estímulo de qualidade, então simplesmente não considerava adequado.

Aí eu voltei a trabalhar quando ele tinha quase seis meses (pra ser mais exata, dois dias antes dele completar os seis meses).
O tempo com meu pequeno era cada vez menor e a saudade cada vez maior, então ainda não via nenhuma utilidade para os programas da TV no cotidiano dele.

Introduzimos a TV aos poucos. No começo eu achei que ele não prestava muita atenção ao que passava na telinha.
Iniciamos basicamente com Discovery Kids e Futebol (essa parte ficou por conta do maridão, é claro!)
Aos poucos vieram alguns filmes e hoje posso dizer que preciso controlar o tempo do pequeno na frente da TV, porque se dependesse dele, seriam horas...

Depois de ler várias orientações diferentes em sites e revistas, achei algumas coisas razoáveis:

Aqui em casa, atualmente, meu pequeno assiste Toy Story, Spectacular Spider Man (uma coleção de 4 DVDs e cada um tem 4 episódios - foi aí que surgiu a tietagem do meu pequeno em relação ao Homem Aranha), futebol (qualquer time jogando) e Discovery Kids (o PREFERIDO é o Mister Maker).

Como é citado na reportagem do link acima, é claro que em certos momentos, a TV acaba tendo um papel de babá, na hora de prepara uma refeição, ou algo assim...

Outra coisa importante é assistir junto. 
Numa determinada parte do Toy Story 2 a Jessie conta a trágica história de como a dona a abandonou. Nessa parte, meu pequeno começou a chorar baixinho; eu olhei, fiquei preocupada e perguntei: Filho, o que foi?
Ele só me respondeu: Mamãe, a Jessie tá tchiste! 
Nesse mesmo filme, ele A-DO-RA assistir aos erros de gravação e dá muitas gargalhadas!!!!

Esse é mais um dos desafios das mães... temos que ficar atentas!!! Quantidade e qualidade!!!

2 comentários:

  1. Oi Paulinha, muito bom o texto do link. A Bianca nem liga pra TV, mas o Pedro, se eu deixar é o dia todo, um desenho atrás do outro (e agora nessa fase de Ben10, fica mais difícil cortar os "desenhos de meninos", com luta). Mas ele tem váaarios DVD's, o que nos permite controlar melhor o que está assistindo e o tempo, já que ele sabe que se dermos PAUSE, no outro dia pode continuar;)

    ResponderExcluir
  2. O Ricardo ainda protesta quando paramos, acho que ele ainda tem dúvidas sobre o PAUSE...rsrsrs

    ResponderExcluir