26 julho 2012

Antes que as férias acabem!!

Hoje fizemos uma passeio muito bacana!!


E corri agora a noite para escrever, porque assim, se alguém quiser aproveitar a programação especial de férias com as crianças ainda dá tempo!


Fomos ao Instituto Butantan, tem um espaço enorme e eu nem lembrava que era tão grande!
Eu fui nesse lugar há muitos anos atrás com a escola, fomos a pé..., afinal eu fiz meu ensino fundamental e médio na EAFEUSP (Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo), fica perto e foi um super passeio quando eu era criança.
Passados uns 20 anos...rs, volto ao lugar com meu pequeno.


Amei!
Tem 3 museus:


Museu Biológico


Ele me explicou que rato é comida de cobra!! rsrs
Isso mesmo, meu filho de 3 anos! Fofo!





Ele AMOU ver os vários tipos de ovos das diferentes espécies de cobras!


 Parecia que essa cobra queria conversar com a gente... a gente ia para um canto do vidro, ela ia tb. Hilário!



Os habitats reproduzidos não estão numa altura apropriada para pequenos de 3 anos, mas o colo e o agacha e levanta da mamãe ajudou!
Ele adorou ver as aranhas e tivemos conversas interessantíssimas sobre elas, sobre as semelhanças que poderiam haver entre elas e a aranha radioativa que picou o Peter Paker...rsrs




Museu de Microbiologia


Esse foi o ponto alto do passeio, local super dirigido aos pequenos pesquisadores!



Para alcançar o microscópio tem uma escadinha tipo de consultório médico para a criança conseguir ver sozinha!

Ele não entendeu muito bem como era possível ter um monte de coisas se mexendo numa lâmina de gota de água não tratada, ou mesmo como que aquelas coisinhas roxinhas eram algum ser vivo, mas acho que é uma ótima introdução para os conhecimentos de biologia! rs


Tem uma praça com bustos dos pesquisadores e uma placa com um resumo de onde nasceu, as descobertas e contribuições que fez para a sociedade etc.



Também tem uma exposição especificamente voltada para os pequenos!!!



Tem computador com jogo interativo para a criança entender alguns processos que envolvem micróbios para termos o iogurte, ou o vinho, cerveja, etc. A criança ouve e vai fazendo alguns comandos numa tela touch, muito legal, essa personagem da foto que ganhou a total atenção do Ricardo é o Caio e tem tb a Duda. Claro que o Ricardo quis fazer todo o jogo com um e depois com o outro, só pra ter certeza de que eles falariam e mostrariam as mesmas coisas....rsrs Esse garoto é uma figura!





Vendo algumas figuras de insetos, animais e bactérias com uma lupa!



Tem também um banquinho com placas com os desenhos de bactérias, amebas, protozoários e outros para a criança fazer como se fosse uma xilogravura só que com giz de cera, a monitora entrega folhas em branco e a criança pode levar sua arte para casa!



Tem um filminho de 10 minutos sobre os germes e bactérias! O Ricardo entendeu porque ele ficou com gripe! Achei o máximo a associalção que ele fez com a personagem do fime que estava doente e não foi para a escola.


Estava bem cheio, mas depois que acabou, esperamos todo mundo sair para tirar uma foto!



E voltamos a exposição do mundo dos micróbios, porque de fato, foi a preferida e tinha mais coisas interativas.


Sim, eu estava lá com ele! rs



Compenetradíssimo!






Museu Histórico


Esse não foi muito atrativo pra a faixa etária...


Ele ficou surpreso ao saber que aquele "trambolho" ali atrás era o microscópio e que com o tempo foi substituído pelo pequenininho ao lado dele.



Lembrou do vovô Hervé quando viu a máquina de escrever...rs


Se divertiu MUITO com o caminho de mosaicos!










Além de serpentário, macacário, lanchonete, grama, banquinhos, tudo super bem cuidado e verde!!!


O rapaz que nos atendeu na bilheteria foi a única pessoa que dava informações precisas, os demais perguntados foram super evasivos: vai aqui reto e vc vai ver o museu mais na frente... e o museu explicado ficava à esquerda.


Se vc for, não esqueça de pegar um mapinha super útil na bilheteria mesmo. Quando chegou a hora de ir no banheiro o mapa salvou a nossa pele....rs


O ingresso para adultos custa R$ 6,00, crianças até 7 anos se eu não me engano não pagam, mas é necessário retirar o ingresso na bilheteria pois é requerido em todas as catracas dos museus.


Fizemos um lanchinho, brincamos e corremos!











Foi super divertido e ele adorou!!!


Fica a dica!!!


Se alguém for, me fala o que achou!!!

3 comentários:

  1. Oi Paulinha, fomos ao zoo daqui ontem, e ainda hoje comentei com o Pedro que quando formos a SP eu vou levá-lo ao Instituto Butantan!!! Que legal que foi o passeio. Com certeza iremos em janeiro!!! bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    As inscrições para o concurso cultural lá do blog foram prorrogadas, mas só até segunda-feira (27/08), às 23h.
    Então se você quer ganhar UM KIT DE BRINQUEDOS EDUCATIVOS da Xalingo (composto por: 1 lousa divertida, 1 Desafio Genial Hora de ir pra Escola, 1 ABC e 1 brincando de engenheiro), pro(a) seu(ua) pequeno(a), corre lá:
    http://coisasdamaura.blogspot.com.br/2012/07/concurso-cultural-volta-as-aulas-com.html
    Boa sorte!
    Um abraço,
    Maura, mamãe da Sophia

    ResponderExcluir