18 junho 2011

Amadurecimento




Há algum tempo venho me questionando em relação a repetição.


Sempre leio que na fase que meu pequeno está (2 anos e 9 meses), as crianças aprendem pela repetição etc...

Isso realmente acontece e é fato que para algumas coisas acabam sendo mais rápidas que para outras...

Para a narrativa de um livro, vupt, depois de duas ou três vezes que a estória é repetida, lá está meu esponjinha repetindo frases, imitando vozes das personagens e pedindo:  Mamãe, conta de novo!?!?

Mas para outras tantas coisas, a repetição parece ter um efeito menos acelerado... ou melhor, mais lento do que eu gostaria...rsrsrs

No entanto, essa semana, fui surpreendida!

De quarta pra quinta, meu pequeno deu um grande SALTO no desenvolvimento.
Parecia que por um passe de mágica, ele tinha absorvido, progredido e aplicado aprendizados.

Uma das coisas que temos tentado ensinar por repetição aqui em casa, são as palavrinhas mágicas (por favor, obrigado, desculpa...)

Por favor, ok, ele fala com frequência e por vezes precisa ser lembrado.

Obrigado, a gente fica: como se fala? ôooooo.... aí ele completa!

Mas as desculpas....

Ah, as desculpas.... um parto para o pequeno admitir que errou e se desculpar.

Um dia ele chegou a dizer: Mamãe, eu não quero pedir desculpas!

Sentiram o drama? Não é porque ele não sabia falar a palavra ou coisa que o valha. Era pura teimosia...

Mas como eu ia dizendo de quarta pra quinta, ele parecia um menino maior do que a idade real dele.

Falou obrigado, por favor, eu te amo, nos encheu de beijos E o mais importante (avanço total!!!) pediu desculpas!!!!!

Isso não quer dizer que ele deixou de fazer birras quando contrariado, mas é um avanço tãããão grande, que meu coração de mãe, tentando dar conta da maior parte das coisas (de tudo eu já percebi que é impossível) e fazendo meu melhor se encheu de alegria!

Fiquei tão feliz!!!

Pra mim é um sinal de amadurecimento do meu pequeno rapaz!!

Comentei toda feliz com o maridão sobre as minhas conclusões e ele concordou!!!



2 comentários:

  1. Oi Paula,amei seu cantinho e ja estou te seguindo!!
    é gostoso acompanhar o crescimento de nosso bbs,cada dia uma coisa nova!
    beijos
    http://marcela-lusia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcela! Obrigada pela visita! Fui conhecer o seu blog e tb já estou te seguindo!
    Beijos!
    Paula

    ResponderExcluir